segunda-feira, 14 de julho de 2008

EPIS- Empresários Pela Inclusão Social

Há uns meses atrás, deparei-me com esta associação, ainda pouco conhecida do público em geral.
A EPIS – Empresários Pela Inclusão Social- nasceu da vontade de um grupo de dez empresários e gestores portugueses, que quiseram dar resposta à convocatória que Sua Excelência o Presidente da República fez no seu discurso de 25 de Abril de 2006, convidando todos os portugueses para "um compromisso cívico, um compromisso para a inclusão social, no sentido de se romper com o conformismo e o comodismo de relegar para o Estado a solução do problema".
Centra-se no combate ao insucesso e abandono escolar, através da prevenção e da correcção de factores de risco dos alunos e famílias, da promoção de factores de protecção e da adopção de boas práticas nas escolas em que intervêem.
Com a sua metodologia, especificamente desenvolvida para este fim, trabalham já em 11 concelhos, tendo sinalizado 6.500 alunos em risco. E têm ambição de fazer muito mais.
É refrescante nestes dias que vivemos (e não me refiro só ao calor do Verão!), ver acontecer uma mudança que beneficia em primeiro lugar os seus destinatários directos –os alunos- mas num efeito amplificado, também famílias, professores, comunidades, o presente e o futuro. E que, ainda por cima, resulta de uma conjugação que não é comum: uma intervenção directa do sector empresarial numa área que não lhe é “afim” e que vive das pontes criadas entre autarquias, ministérios, escolas e tecido local.
É sem dúvida uma razão de esperança! Recomendo uma visita a www.epis.pt, para ficar a conhecer melhor esta boa iniciativa.

Sem comentários: