quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Um mundo melhor é possível!





por Anabela Rodrigues,
vogal da direcção do MEP


Foi com grande satisfação que ontem, pelas quatro da manhã, assistimos à confirmação da vitória de Obama. Foram, provavelmente, as eleições mais participadas não só pelos americanos mas pelo mundo inteiro.

Ao longo dos 22 meses Obama foi ultrapassando obstáculos porque acreditava na mudança. No princípio, o descrédito foi total. Houve risadas nos cafés. Ninguém acreditava que Obama conseguiria ser candidato e, se fosse, perderia com certeza para Hillary Clinton. Apesar dos obstáculos prováveis, o impensável aconteceu quando, ao acabar por derrotar Hillary, conseguiu que esta o apoiasse na sua candidatura, mostrando que os ideais democráticos são mais importantes do que as disputas pessoais.

Mais uma vez, com desconfiança, cépticos ao teor da sua mensagem, perdemo-nos a avaliar se o povo americano estaria preparado para a grande mudança que Obama representava: ser o primeiro presidente afro-americano dos EUA. Melhor seria se, desde logo, nos tivéssemos centrado nas palavras inspiradoras proferidas nos seus comícios, fazendo-nos recordar os ideais dos fundadores da América, a crença na democracia e o país em que os sonhos são possíveis.

McCain, no seu discurso de derrota, reconheceu que Obama conseguiu ser empolgante nas palavras e soube falar às pessoas, fazendo-as acreditar que a mudança era possível e que seriam capazes.

Isto sim, é democracia. Obama soube mudar o discurso. Em vez de criticar, tentou sempre explicar porque a sua ideia era melhor. Sem desvalorizar a representatividade, de forma clara, Obama relembrou constantemente que a governação é uma tarefa de todos e que é da vontade das pessoas que emana o poder.

O dia 4 de Novembro fica para a história do mundo, pela alegria que trouxe ao povo americano, em especial aos afro-americanos; aos outros países, que se surpreenderam com esta lição de vida e, consequentemente, aos negros de todo o mundo que a partir de hoje dirão: “se Obama conseguiu, também nós conseguiremos”.

Ontem cumpriu-se o desejo de Martin Luther King e a vontade de Malcom X. “Os sonhos podem tornar-se realidade se acreditarmos neles”.

Obama acredita num mundo melhor e empenha toda a sua energia para que acreditemos também.

Um mundo melhor é possível se nisso acreditarmos…

1 comentário:

Anónimo disse...

Se o Malcom X tivesse conhecido Obama, ia chamá-lo um House Niga, um Capitalista traidor da comunidade negra. Provavelmente é por isso que te revês no Obama, precisamente pela sua traição à comunidade. Não te esqueças...