quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A participação é condição para uma verdadeira inclusão (ou como a Dª Conceição começou a realizar um sonho)

«o que mais me custa é sentir de noite as cobras, os lagartos e os ratos»

A partir de 2001, a European Anti-Poverty Network promove encontros europeus cuja filosofia subjacente é a de “dar voz, às pessoas que normalmente não a têm, em quase nenhuma circunstância”. Nesse contexto, a Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal procura incrementar, no contexto nacional, iniciativas de cariz semelhante. Desde 2007 têm sido desenvolvidos encontros regionais entre pessoas em situação de pobreza e responsáveis de várias áreas (Saúde, Educação, Emprego, Protecção Social, Autarquias,…) O que se pretende fundamentalmente é promover a discussão – e a participação – dessas pessoas de forma a poderem pronunciar-se sobre as medidas de política social que afectam directa ou indirectamente a sua vida quotidiana.

Este ano, para o Encontro da Região Centro, realizado a 10 de Outubro, experimentou-se implementar um processo de auscultação prolongada no tempo que se concretizou através do recurso à metodologia photovoice (combinando uma abordagem centrada na comunidade com a fotografia e a voz numa tentativa de dar expressão visual à consciência social, os participantes foram convidados a fotografar algo de positivo e de negativo que traduzisse a sua relação com os serviços públicos).

É aqui que surge a figura da Dª Conceição, participante de um dos Encontros. A imagem acima é da sua autoria e mostra a sua realidade tendo confessado no encontro que ... «o meu maior sonho é conseguir ter uma casa com mais condições, maior, e poder ter os meus filhos comigo». Decorrente da visibilidade mediática do Encontro, a Dª Conceição foi convidada a dar seu testemunho para uma reportagem televisiva transmitida no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (17 de Outubro).

A Dª Conceição habita(va) em situações completamente degradantes perto de Coimbra tendo beneficiado até Setembro de 2008 de 180€ /mensais atribuídos pelo Rendimento Social de Inserção. A Dª Conceição já trabalhara para a Caritas de Coimbra, gosta de fazer trabalho de costura encontrando‑se neste momento a frequentar um curso de formação para a inclusão em desenvolvimento pessoal e social, promovido pela Figueira Viva. A coragem em testemunhar o seu caso (re)alertou a Câmara para a situação que deu início a um projecto de recuperação da habitação (e ainda recebeu uma máquina de costura oferecida pelo canal de televisão).

Quem trabalha na área da solidariedade social sabe que os resultados das suas actividades não são visíveis no imediato (até porque frequentemente o que se pretende mudar são atitudes e comportamentos estruturais – o que pode levar gerações). Mas por vezes há pequenos sinais de que o esforço de ajudar os outros a concretizar os seus sonhos vale mesmo a pena. Sinais esses que nos dão alento para continuar a trabalhar num futuro melhor para as imensas "Dªs. Conceição" que ainda existem.

Sem comentários: