quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Patriotismo lusitano: caso de Dr. Jekyll & Mr. Hyde

Toda a gente ainda tem bem na memória as imagens de patriotismo durante as últimas grandes competiçðes internacionais de futebol com as bandeiras nas janelas, os portugueses a apoiar e a seguir incondicionalmente a nossa Selecção. O nosso patriostismo e amor ao País eram nestes eventos um dos mais exacervados. Somos então os melhores e os maiores e temos os melhores produtos do Mundo. Temos orgulho em ser Português. Não se compreende porque é que não se encontram e se vendem os nossos bens no estrangeiro já que eles são de muita boa qualidade.
Há claramente uma comunicação externa muita positiva e que deveria ser um trunfo e uma vantagem para nós.

No entanto, dentro de casa, no dia-a-dia, passa-se exactamente o oposto por mais estranho que isso pode parecer. Senão vejamos alguns factos que muita gente já viu, ouviu e leu:

- Quando há uma boa estatística e classificação para nós, ficamos logo desconfiados. Deve haver um erro qualquer porque isso não é possível. Quando é o contrário já é normal. Estamos no nosso lugar que é na cauda da Europa.
- As boas notícias e empenhos estão sempre no fim dos telejornais e fala-se rapidamente disso. Há um "medo" de falar em sucessos.

- Os produtos e produçðes nacionais são de fracas qualidades e são conotados como produtos de feira. No oposto, os estrangeiros são sempre melhores e mais chiques. Vestir italiano ou francês, dá mais classe que vestir lusitano. Isso obriga por exemplo, os nossos fabricantes de calçados e de têxteis a transportar os seus produtos para Italia, dar um pequeno retoque para poder ter a indicação "Made in Italia", mudar para um nome não português, para finalmente os vender mais caros (custo de transportes e aduaneiros) em Portugal com mais sucesso. Sem isso não se vendiam os produtos "Fabricado em Portugal".

Há portanto claramente uma comunicação interna muita negativa que para ser sincero não entendo. Eu não compreendo essas duas atitudes e mentalidades contraditórias.

Eu tenho isso sim uma certeza: isso é muito prejudicial para Portugal porque numa organização (empresa, clube, etc...) quando temos duas comunicaçðes (interna e externa) que não são as mesmas, normalmente essa entidade não vai muito longe porque a mensagem não passa e não vende.
Para bem visualizar essa situação, imagina que você é um forasteiro e o seu amigo português convida-o em casa dele. A mãe dele lhe oferece uma docaria regional dizendo que é muito bom. Mas ao mesmo tempo, diz ao filho para não comer porque é de fraca qualidade, vai lhe fazer mal e é mau para ele. Eu não sei o que faria, mas eu recusava porque se é mau para o nacional também é mau para o estrangeiro.

Para um Portugal melhor e melhor é possível, temos de mudar rapidamente de atitude. Este pensamento negativo sobre os nossos produtos por exemplo está só nas nossas cabeças e não relecte a realidade.

Eu vivo no estrangeiro e não tenho problemas nenhum em dizer que sou Português. Tenho orgulho da minha terra e das minhas origens. Tento sempre que possível comprar produtos "Fabricado em Portugal" em território nacional e não tenho complexo algum em vestir roupas e calçado lusitano. Para mim, isso dá-me mais valor e já me disseram que os meus sapatos eram lindos.

Por exemplo a pouco tempo tudo o que era produção fictícia portuguesa era muito mal visto. Só a brasileira era boa. No entanto eu preferia sempre ver nacional. Hoje já temos majoritariamente produçðes lusitanas na televisão.

Jorge Lourenço

Sem comentários: