sexta-feira, 14 de novembro de 2008

A minha escola

por Celina Rodrigues

Salgueiros é a pequena aldeia do concelho de Vinhais, distrito de Bragança, onde vivi desde os 4 até aos 17 anos, aí frequentei a escola primária num edifício minúsculo, tinha uma sala de convívio, uma sala de aulas, que era comum às 4 classes, e duas casas de banho em que a das raparigas era de uso exclusivo da professora Ana Maria, e a nós alunos, meninos e meninas, pertencia-nos a dos rapazes.

Éramos em média 3 alunos por classe, cada classe tinha uma mesa ou duas, à medida que passávamos de ano avançávamos para a mesa seguinte, a progressão era também a esse nível.
Na mesma sala com 4 classes a professora Ana Maria conseguia por toda a gente a trabalhar no seu nível sem grandes complicações, havia um ou dois alunos com problemas de mau comportamento mas que a professora geria de forma exemplar.

Quando vinha um tal Director, que não sabíamos muito bem quem era, toda a gente dava o seu melhor porque a professora estava a ser avaliada, até os meninos mal comportados colaboravam.
Relembro esta parte da minha vida porque nesse tempo, convém referir que estávamos nos anos 80, apesar das várias carências e dificuldades, os problemas eram resolvidos através do diálogo construtivo entre nós, os nossos pais e a professora Ana Maria.

Os tempos mudaram e hoje em dia parece que ninguém se entende, é o braço de ferro entre o Ministério da Educação e os professores e são os alunos que, depois de agredirem com ovos a Sra. Ministra, fecham várias escolas a cadeado chegando a ser necessária a intervenção de forças policiais.

Não tenho filhos, mas se um dia os tiver e for necessário escolher, prefiro que estudem numa escola com menos recursos e com mais “Educação”.

Ainda tenho esperança.

Sem comentários: