quarta-feira, 19 de novembro de 2008

M de Obama, MEP, Mudança e Marques

por Diogo Pipa

É natural que nestes dias o tema Obama Presidente seja o mote para as mais diversas escritas.
Esta é mais uma, a juntar a tantas outras que já nos disseram muito, sempre com o horizonte da esperança e da mudança como pano de fundo.
Posto isto e pegando no título deste post , um dado logo ressalta: Barack “History” Obama não tem a letra M nas suas iniciais. Então porquê o M de Obama?
M poderia ser o de Martin Luther King. Ou o de Mahatma (Grande Alma) Ghandi. Ou mesmo o de Nelson Mandela.
Porque Obama segue a linha destes três grandes. Na luta pela plena democracia, pela igualdade, o respeito pelos adversários e, last but not the least, pela firme convicção de que construindo pontes, ouvindo, alcançará melhores resultados para o seu país e para o mundo.
Com todos e não contra todos e pelo primado dos direitos humanos de que a recente confirmação da intenção de encerrar a base de Guantanamo é um primeiro e feliz exemplo.
Mas o “M” de Obama é, à escala nacional, o M de MEP.
Obama construiu a sua vitória com base em duas ideias fortes: Esperança e Mudança.
Ora, Mudança e Esperança são exactamente os dois grandes designios do MEP. Se virmos bem, MEP = Partido da Esperança + Mudança.
O “M” também poderia ser de Rui Marques, presidente do MEP. Isto porque, à semelhança de Obama, fez aquilo que muitos de nós portugueses, dizemos repetidamente, uns em voz alta outros em surdina, mas que não deram o primeiro passo: é preciso algo novo no País, é preciso e urgente mudar o estado das coisas. É preciso tentar entrar pela porta estreita que os partidos têm fechado não só a pessoas, mas a ideias, a a diferenças, à mudança e à esperança.
E quem se está a juntar no MEP?
Nas devidas proporções e ressaltadas as devidas diferenças, aqueles que, em conjunto com muitos outros, deram a vitória a Obama e, muito importante, os novos “comunicadores”, fazendo uso da internet como a mais ágil e sábia forma de comunicar e todos aqueles que querem mudar para melhor e têm esperança que, com o seu contributo, pequeno que seja, isso seja possivel.
Olhando o “velho” espectro politico português dificil será encontrar nalgum partido as sementes lançadas nos EUA. Um novo partido entretanto surgiu. Ventos de mudança e sinal dos tempos. Apanhemos o comboio. Uma nova época está a chegar.
Change has come to America, he said.
A mudança chegará a Portugal. Com o MEP.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa Diogo.
Vamos mudar Portugal.