segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Ainda a proposito de reabilitação ...

Vale a pena conhecer o projecto de Dezembro de 2007 que o PortugalDiário nos dá a conhecer da arquitecta Ana Lima, na altura finalista da Universidade do Porto, para a requalificação do bairro do Aleixo (ver aqui).


Mais espaço, luz e uma melhor disposição interna são apenas algumas das propostas de Ana Lima no seu projecto de licenciatura, que lhe valeu uma menção honrosa na sexta Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanística.

2 comentários:

Unknown disse...

comentário baseado no (pouco) que vou estudando do urbanismo:
Penso que qualquer requalificação do Bairro do Aleixo, independentemente de trazer mais luz, mais espaço, melhor disposição interna,... deixará permanecer um estigma que é das maiores razões do «insucesso» deste bairro: a tipologia de edifício plurifamiliar em altura (bastante elevada...) não é de todo adapatada ao conceito de habitação social e ao estilo de vida destas pessoas.

Anónimo disse...

Também eu sou estudante de Arquitectura, e não me parece que: "Mais espaço, luz e uma melhor disposição interna", e pintar os edificios com uma cor "bonitinha", resolvam o problema essencial destes bairros que é a guetização de pessoas de determinado estrato social ou etnia. Integrar é tratar de igual forma!