terça-feira, 16 de setembro de 2008

Jovens jornalistas europeus debatem futuro da União

Ao longo do processo de construção do projecto europeu muitos foram os desafios que tiveram de ser superados. A reorganização interna de toda a estrutura administrativa para que as instituições europeias possam funcionar numa Europa a vinte sete, ou, no campo político, a institucionalização de uma União política e social que permita à Europa falar a uma só voz na defesa de um projecto político que se assuma com actor principal no quadro das Relações Internacionais, são apenas alguns dos desafios actuais e até agora insuperáveis, dada a dificuldade de conjugação dos interesses nacionais de cada Estado-membro em políticas comuns.

Outro desafio, subjacente a todo o processo de construção europeia e a que nem sempre tem sido dada a devida atenção, é a necessidade imperiosa de construir uma opinião pública europeia bem informada, esclarecida e sensibilizada para as problemáticas comunitárias. Os dados publicados ao longo dos anos pelo eurobarómetro indicam que ainda há um longo caminho a percorrer nesta matéria. O sentimento dos europeus relativamente ao nível de informação sobre a União é baixo, nomeadamente nas classes sociais mais idosas, com menos escolaridade e menores rendimentos económicos, e as estratégias de comunicação tendentes à inversão destas situação têm de assentar inevitavelmente nos media, na medida em que estes se constituem como as principais fontes de informação de temáticas europeias.

Com o objectivo de construir pontes entre os media dos diferentes países, o European Youth Media Days vai este ano juntar de 15 e 17 de Outubro 200 jovens jornalistas provenientes de todos os países da União Europeia. Vão ser 72 horas dedicadas ao debate sobre o jornalismo europeu, no próprio Parlamento Europeu, em Bruxelas, estando neste momento abertas as inscrições a todos os jovens jornalistas da UE que estejam interessados. Os participantes irão debater com oradores como o presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pottering, representantes dos grupos políticos com assento parlamentar e jornalistas correspondentes. Embora aparentemente insignificantes, este tipo de eventos podem fazer tanto pelo futuro da União como muitos Tratados.

Sem comentários: