sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Parabéns Fernando!

Confesso-me cada vez mais entusiasmado com a nossa selecçao paraolímpica de Boccia. Apesar de uns comentários infelizes de que não se trata de uma verdadeira modalidade desportiva, de gente sem pingo de inteligência que nem sabe que o jogo já era praticado por gregos e romanos - o nome deriva da palavra latina bottia (bola) - e foi adaptado para cidadãos com paralisia cerebral. Acreditem que é um verdadeiro jogo de estratégia. Mas até podia não ser. A questão é que é praticado por cidadãos que vêem nele um forma de superação e afirmação próprias.


Conheci o Fernando Ferreira e o seu treinador Filinto Carvalho em Abril na Associação de Paralisia Cerebral do Centro - Núcleo de Viseu. Falaram-me das dificuldades do Boccia em Portugal, da falta de verbas até para comprar equipamento. Mas continuaram persistentes nos treinos.

Por causa da diferença horária hoje acordei com a belíssima notícia que a equipa mista de João Paulo Fernandes, António Marques, Fernando Ferreira e Cristina Gonçalves obteve a medalha de prata na prova de Boccia BC 1-2.

Emociono-me com a força destes campeões e TENHO IMENSO ORGULHO que haja no meu país cidadãos com esta tarimba. Não é por causa das medalhas que ganham. É por serem vencedores nos desafios que a vida lhes coloca.


PARABÉNS A TODOS! PARABÉNS FERNANDO!

Sem comentários: