terça-feira, 23 de setembro de 2008

O Herói




De acordo com Yu-Fu Tuan, o famoso Geógrafo sino-americano, o rapaz de nove anos que acompanhou Yao Min o jogador de basquete gigante, à cabeça da delegação chinesa é o verdadeiro herói das cerimónias de abertura dos jogos olímpicos. O rapazinho escapou ao colapso do edificio da sua escola durante o terramoto de Sichuan mas voltou ao local para salvar os seus amigos. Quando lhe perguntaram porquê respondeu, "Sou o chefe de turma. Tinha que ajudar."

3 comentários:

Ângelo Ferreira disse...

História bonita que nos emociona e mostra que vale a pena acreditar no Ser Humano. Uma criança que dá uma lição ao mundo, aos adultos, lhes mostra que o caminho é melhor com solidariedade, estendendo uma mão amiga.
Todos os dias deviamos ler uma coisa assim, logo ao acordar. Relativizava as dificuldades, sem as menosprezar, estimulava-nos para um olhar diferente à nossa volta, dava-nos sentido.

carlos disse...

É interessante notar as diferenças culturais na interiorizaçao de uma qualquer função ou estatuto.

Na china este miudo sentiu-se "obrigado" pelo seu cargo. Noutras o cargo é um fim em si, uma posiçao que dá estatudo; que nos iliba e isenta de responsabilidades. E é muito nesta ultima perspectiva que funciona por cá a nossa classe política.

filipe disse...

"Sou o chefe de turma. Tinha que ajudar."... Uma grande lição para aqueles que se servem dos postos, em vez de os servir. Este menino simplesmente serviu o seu lugar servindo os seus colegas, servindo o seu fundamento :)

Sem duvida uma liçao de vida