segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

PRESENTES SOLIDÁRIOS 2008


E se, neste Natal, oferecêssemos presentes solidários?

A ideia não é original e já vem sendo usada por diversas instituições. Qual seria a reacção dos nossos amigos, familiares ou colegas de trabalho?

Todos os anos gastamos tempo e dinheiro à procura de presentes para oferecer que pouco ou nada acrescentam a quem os recebe.

Uns já os têm, outros aproveitam para os voltar a oferecer e outros ainda já sabem o que lhes calha na sorte porque escolheram previamente o presente que queriam ter – e assim se vai vivendo o chamado “espírito natalício”!!!

A opção podia, no entanto, ser outra.

Se, em vez dos tradicionais presentes, oferecêssemos este ano um “passe escolar”, uma “maleta de parto”, um “cobertor” ou uma “chapa de zinco” a quem deles precisa? Ao comprarmos um destes presentes podemos receber um simpático postal para oferecer aos nossos amigos, familiares ou colegas de trabalho. Ao receber o postal, com certeza que eles irão sentir que estão a contribuir de forma concreta na luta contra a pobreza e a viver um Natal mais solidário!

E tudo isto à distância de um click!

Deixo duas sugestões:

STORE – Loja da Cruz Vermelha
Vende esperança
http://www.cruzvermelhastore.com/


Fundação Evangelização e Culturas
Vende presentes solidários para países Lusófanos
http://www.presentessolidarios.pt/index.php


2 comentários:

Anónimo disse...

Pior do que o consumismo em época natalícia, só mesmo as campanhas de solidadriedade em época natalícia! Só no Natal é que há pobreza?
Fala-se também muito em luta contra a pobreza. Lutas só geram mais lutas! E se em vez de lutarmos contra a pobreza fossemos a favor da abundância e da riqueza? O que é que queremos realmente?

Anónimo disse...

Apesar de ser a favor da abundância e da riqueza, também me revejo na fábula do colibri, embora tenha um rendimento mensal que me permite pertencer à classe média baixa. Por isso deixo aqui mais duas sugestões:
- Comprar alguns dos presentes do catálogo de natal dos MdM 2008 http://www.medicosdomundo.pt/ e encher uma das duas embalagens disponíveis na campanha dos CTT http://www2.ctt.pt/fewcm/wcmservlet/ctt/grupo_ctt/imprensa/imprensa/Imprensa127-Combate_x_Pobreza.html