sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

COM(SIM)PLEXIFICAÇÃO

Há umas semanas atrás fui tratar do cartão do cidadão para os meus três filhos pequenos à Loja do Cidadão de Odivelas. Boa opção: vasto parque de estacionamento, relativamente poucas pessoas, e acesso prioritário para as três crianças (suspeito que mais por medo dos potenciais danos materiais que eles pudessem causar…)

Depois de múltiplas tentativas de fotografar as crianças -de forma digital, com écran de computador a mostrar automaticamente o resultado, mas que infelizmente ainda não corrige o choro nervoso- de assinaturas e reconhecimentos digitais do indicador –já não foi preciso sujar o dedo!- e de preenchidos os restantes dados necessários - directamente no computador do funcionário- foi-me entregue uma cópia dos dados digitalizados de cada um deles para, daí a cerca de uma semana, poder levantar os ditos cartões.
“Viva o Simplex”- pensei eu! Mas foi cedo de mais…

Com(sim)plexificação nº 1: para levantar os cartões, primeiro devo receber uma carta em casa. Não percebo….Há um sistema que permite, aos funcionários saber o estado de entrega do cartão. Porque não posso eu escolher ser informada por email da sua disponibilização? O processo até pode ser automatizado…menor custo, maior celeridade…

Claro que a carta não chegou no prazo previsto…Liguei para a “linha do cartão do cidadão”, com número de valor acrescentado. Fui informada de que havia um atraso de 2-3 semanas na emissão do cartão. “Mas tenho urgência porque vou viajar e até tratei atempadamente…”- disse eu. Disseram-me então que levasse a tal folha comprovativa de que tinha feito o pedido, e fosse ao Arquivo de Identificação pedir nova via com urgência…

Com(sim)plexificação nº 2: porque é que já não posso ir a uma loja do cidadão e tenho que ir ao Arquivo? Não percebo…o serviço não é o mesmo nos dois lados? O sistema não é comum?

A resposta não tardou a chegar…parece que o sistema não é comum, ou pelo menos tem dias…quando cheguei ao Arquivo, novamente com as crianças comigo, fui informada de que devia ter fotografias e os outros documentos, que eu já tinha entregue e estavam já informatizados. “Mas há menos de 30 minutos fui informada pela vossa linha de que não precisava de trazer tudo isso”- disse eu, já a perder as estribeiras…muita, muita insistência depois, lá se resolveu. Mas com esforço e por favor.

Com(sim)plexificação nº 3: porque é que é preciso recomeçar um processo que já foi completado e está informatizado numa base de dados do Serviço? E porque não sou apoiada correctamente na “linha de apoio ao cliente”? Não percebo…

O Simplex é um bom conceito. Parte do front end dos serviços foi de facto simplexificada mas, como o processo ficou a meio, o resultado é mesmo uma grandessíssima com(sim)plexificação….

Sem comentários: