quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A Escola, por Abraham Lincoln

por Diogo Pipa


Ao entregar o seu filho na escola primária, conta a história que certo pai fez o seguinte pedido ao professor:

“Faça-o aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas diga-lhe que por cada vilão há um herói, que por cada egoista há um lider dedicado..

Ensine-lhe que por cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar a vitória.(...)
Ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho e contra todos e a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.(..)

Ensine-o a ouvir todos mas, na hora da verdade, a decidir sozinho.(..) Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.”

Já lá vão 178 anos e hoje, que também é dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é sempre bom recordar estas palavras.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nas nossas escolas não ensinam nada, fazem os alunos acumular conhecimentos para descarregar nos testes e exames! Não preparam os alunos para a vida, mas sim para os exames! Preparam os alunos a serem máquinas de fazer coisas e que, de preferência não pensem muito pela própria cabeça!