terça-feira, 28 de outubro de 2008

Os Arquivos no Diálogo Intercultural

Os Arquivos no Diálogo Intercultural é a exposição com a qual o Arquivo Nacional da Torre do Tombo se associa ao Ano Europeu do Diálogo Intercultural.

Pensar o Diálogo Intercultural do Séc. XXI é também estabelecer o diálogo entre papéis, pessoas e os seus percursos. Os Arquivos participam neste diálogo, acompanhando o quotidiano dos cidadãos, através dos documentos, os quais testemunham o modo como essa relação se tem processado ao longo dos tempos. Neste âmbito, os arquivos não se limitam apenas a preservar a Memória, ou a constituírem objectos meramente culturais, mas participam activamente nos processos de negociação da Interculturalidade, enquanto prova dos direitos dos cidadãos.

Esta exposição é um convite, para percorrer diferentes épocas e situações através dos documentos que abriram e registaram percursos, processos e pessoas. Com ela, pretende-se levar o visitante a reflectir sobre a questão: Que futuro para este passado? Dos registos paroquiais que consubstanciam o direito ao nome, desde as formas mais antigas como por exemplo: Jorge, filho da Igreja…ao Diário escolar de 1929, pertencente às aulas do professor Mário de Oliveira que nos revela uma pedagogia activa, centrada no trabalho dos alunos.

No âmbito dos movimentos migratórios no espaço português, saliente-se a apresentação de documentos relacionados com a saída da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, ou a ida de colonos portugueses para Angola, nos anos 60 do Séc. XX e imagens de retorno em meados dos anos 70. A fixação de residentes estrangeiros em Portugal, está documentada nesta exposição desde o Séc. XV, através dos privilégios concedidos por D. Afonso V, aos alemães.S erá possível ainda observar documentos produzidos em diferentes idiomas, entre eles o tamil, o chinês ou o persa.

Local: Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade, Lisboa
Data da inauguração: 29 de Outubro de 2008 – 18.00 horas
A exposição estará patente ao público de 30 de Outubro de 2008 a 30 de Janeiro de 2009 no seguinte horário:
de Segunda-feira a Sexta-feira: das 10.00h às 19.00horas
Sábados: das 09.30h às 12.30horas

Sem comentários: