terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Oportunidades de mudança

Por mais aflitiva e dura que seja a crise presente, não podemos ficar reféns do medo, nem paralizados pelo desânimo. É precisamente nos momentos mais difíceis que se torna mais importante agir sabiamente. E também é quando há mais necessidade e necessitados que urge intensificar a solidariedade com o Outro, seja esse outro, o nosso vizinho residente no mesmo bairro, na mesma União Europeia ou no mesmo planeta Terra.

Temos de seguir todos juntos por um caminho dificil, que implica esforço e sacríficio, mas também partilha, compreensão e união na diversidade. Perante as ruínas que a crise vem colocando a descoberto, temos de aproveitar esta oportunidade de mudança. Sendo óbvio que muitas coisas não estavam bem, é chegado o momento de tentar aproveitar as dificuldades actuais como mobil para nos empenharmos a construir um Portugal e um mundo melhor.

Não chega criticar. Não basta encontrar as causas, por mais utilidade que isso possa ter. Também não é inteiramente correcto atribuirmos as culpas a um qualquer "bode expiatório" (personificando-o ou não em algo ou alguém) e esquecer a responsabilidade que cada um de nós possa ter tido em tudo o que sucedeu, nem que fosse unicamente como micro especuladores financeiros, ou consumidores de produtos ou capitais pouco sustentáveis. Sobretudo é preciso serenidade, por mais dificil que esta seja de manter em tempos conturbados.

Para quem tem o privilégio de conhecer ou fazer parte do MEP, no quadro actual, a Política da Esperança ganha ainda mais razão de ser. Até, porque Esperança nunca será ficar á espera, ou apenas uma tentativa desesperada de fugir ao desespero. A Esperança que o MEP destaca é a "àrdua esperança" citada por Camões. A Esperança de quem se mobiliza e trabalha com afinco para realizar tudo aquilo que seja essencial, mas os cépticos digam ser difícil ou impossível.

Se os inventores e criadores tivessem prestado atenção ao cepticismo geral como poderiamos hoje voar de avião ou falar á distância através de telemóveis? No meio de toda esta crise temos de trabalhar a cada dia, em cada momento, certos que se fizermos por isso "Melhor é Possivel"!

Sem comentários: