sábado, 21 de fevereiro de 2009

Na sexta-feira 13 Coimbra (e o país) teve sorte.



Na verdade não foi sorte, foi perseverança. O Tribunal Central Administrativo Norte (TCAN) ordenou nesse dia a suspensão da co-incineração de resíduos industriais perigosos (RIP) na cimenteira de Souselas. Co-incineração lembram-se? Pois, a teimosia perde sempre, pelo menos no longo prazo, para a razão.

O acórdão do TCAN fundamentou-se nas «condições geográficas específicas de Souselas, já que a cimenteira está em cima da população e a 4,5 quilómetros de Coimbra», e na «existência de um risco de concentração de poluentes susceptíveis de aumentar o risco de contrair certas doenças por parte de quem vive nas proximidades» e que podem causar «prejuízos plausíveis de difícil reparação» para população e meio ambiente.

Considerou ainda aquele tribunal que «a fábrica da Cimpor não está dotada de mecanismos de monitorização capazes de aferir da qualidade do ar envolvente da região». Não sou um especialista nestes assuntos mas tenho como certo que a teimosia de alguns nada pode contra a perseverança de muitos. Lembram-se ainda de quem era o teimoso ministro ou o ministro teimoso?

Sem comentários: