quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Instantâneos MEP: Jovens em Risco

Reportagem na SIC: Casa do Vale, no Porto. Diz a psicóloga: regra: marcados pelo abandono familiar. Morada de 12 rapazes. Mais difícil: ensiná-los a confiar novamente. testarão pessoas ao limite, por causa da desconfiança e do falhanço de muitos com eles. Coisas que muita gente desconhece. Sentimentos. Afecto. "O que queres melhorar na próxima semana? Não quero melhorar nada. Então queres descer de nível?" Apoio permanente para melhorar outras competências que estejam para além do uso do computador. Um educador social: responsável por imagens que preenchem as paredes: uma forma de fazer laços, dar abraços, passar algum afecto, coisa que muitos nunca tiveram. 6 negativas: "para mim é pouco". "Não gosto da escola, porque não confio em mim para ler." Procura-se ajuda junto das escolas. Rapazes da Casa do Vale não se sentem motivados pelas actividades escolares. "Desconstruir a imagem negativa que eles têm da escola." É difícil: falar sobre o que eles sentem; a partilha; trabalho progressivo. Com jeito abrem o coração. "Via os outros todos a ter família, a visitá-los, e eu nada. revoltava-me e tratava mal toda a gente. Não sei o que é o amor, para mim não sei..." Pais que prometem vir cá visitá-los e nunca mais aparecem." "Ricardo" foi retirado à mãe que tentou o suicídio. "Agora sitno-o mais responsável". "Antes quero estar à beira da minha família. Um dia vou-me embora. Quero lá saber do tribunal." "sei que ainda vou bater com a cabeça e chorar, mas um dia serei dono de mim mesmo".

Sem comentários: