terça-feira, 4 de março de 2008

A Política da Esperança

Vimos escrito algures que “a esperança é o segredo dos pobres”. Basta parar para rever tantos casos extraordinários de homens e mulheres que lutam contra um destino indigno de pobreza e sofrimento. Contra condições muito adversas lutam por um futuro melhor para si e para a sua família, acreditando que, apesar de tudo, é possível um futuro diferente. Esquecemos muitas vezes que o que os faz mover é, acima de tudo, a esperança. Ainda que exista, em muitos casos, o impulso provocado pelo desespero, decorrente de condições de vida muito difíceis, tal, por si só, não seria suficiente para os fazer mover. Só luta quem acredita que pode encontrar uma oportunidade de dar outro destino a sua vida. E essa esperança é um direito fundamental de qualquer ser humano. O bloqueio a esse esperança constitui a mais profunda injustiça, num mundo que se apesar da riqueza gerada vai deixando milhões presos na sua pobreza.

Por isso, devemos saber reconhecer e elogiar a Esperança de todos os lutam por uma vida melhor. A sua capacidade de acreditar, a sua resiliência e a sua ambição, merecem uma vénia. Para todos nós que não temos que enfrentar horizontes tão pesados, emerge uma responsabilidade enorme de reconhecer a notável fibra de tantos e tantas que são verdadeiros heróis do quotidiano.

Mas não chega admirar. Como segunda linha, deveremos potenciar e efectivar a Esperança. Neste processo de libertação da pobreza os obstáculos não são poucos. As suas forças não são, por vezes, suficientes, perante uma muralha de dificuldades. Cabe-nos, por via de uma solidariedade estruturada e eficaz, quer ao nível do Estado, quer da sociedade civil, ajudar a desfazer estes bloqueios, para que a esperança que têm possa ser potenciada e realizada. Devemos ser factores de multiplicação da sua esperança.

Finalmente, devemos também saber proteger e restaurar a Esperança, quando esta está em perigo ou já se desfez. Muitas vezes, torna-se difícil no meio de enormes ventanias, manter acesa a esperança que os fez movimentar. A exploração no trabalho ou na habitação, o desemprego, o sobre-endividamento, a destruturação familiar são contextos hostis que muitos experimentam e que, eventualmente, podem matar toda a esperança que são portadores. Torna-se, por isso, essencial que possamos restaurar esperança perdida. Em grande medida, esse é um dos eixos essenciais do combate à pobreza. Por isso, mais do que “dar coisas”, precisamos de redistribuir esperança.

É pela esperança que o mundo avança. Mas não uma esperança qualquer, nem muito menos uma alienação irresponsável. Precisamos de partilhar uma nova esperança, fundada e consequente, que lhes permita recomeçar a caminhar, porque ninguém pode substituir ninguém no seu trajecto de libertação da pobreza.

Sem comentários: