segunda-feira, 24 de março de 2008

Makalu é novo desafio de João Garcia


Nesta Primavera, o desafio do alpinista português João Garcia é Makalu, a quinta montanha mais alta do mundo, na fronteira entre o Nepal e a China. Se for bem sucedido, Garcia subirá pela décima vez a um cume com mais de oito mil metros, mais exactamente 8463 metros.
SIC


O alpinista português João Garcia vai liderar uma expedição internacional ao topo do Monte Makalu, que se vai realizar de 25 de Março a 6 de Junho, no âmbito do projecto "À conquista dos picos do mundo".

Na escalada ao Makalu, João Garcia vai contar com a companhia do alpinista belga Jean-Luc Fohal, do australiano Andrew Lock, do inglês Neil Ward e do mexicano Hector Ponce de Leon.

O Monte Makalu, o quinto mais alto do Mundo, com 8.463 metros de altitude, situa-se na fronteira entre o Nepal e a China, a 22 quilómetros do Evereste, e é considerada uma das montanhas mais difíceis de escalar, registando-se menos de duzentos alpinistas que conseguiram chegar ao topo.

A expedição intitulada "Portuguese International Makalu Spring 2008" vai ser alvo de um estudo de investigação no domínio da nutrição e dietética, com o objectivo de identificar condicionantes e comportamentos alimentares dos alpinistas ao longo da escalada.

O estudo é promovido pela Unidade Curricular de Investigação Aplicada em Dietética da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

Fonte: Sic

Sem comentários: