quarta-feira, 12 de março de 2008

Quem são os políticos?

Enviado pela nossa leitora Margarida Reduto:

"Quem são os políticos?
Se alguém se deu ao trabalho de alguma vez consultar o curriculum dos nossos políticos, perguntar-se-ía certamente como é possível, que alguém que nunca teve um emprego normal - os chamados das 9 às 5 -, que nunca teve as dificuldades de uma pessoal normal, tenha a capacidade de gerir e sentir as tristezas e alegrias de uma pessoa normal?

Porque quem se levanta de manhã, enfrenta o trânsito e os transportes públicos, conta os tostões para almoçar o mais barato possível, chega a casa cansado, tem coisas para fazer (daquelas que as pessoas normais fazem: engomar, fazer comida, tratar dos miúdos...) e deita-se para o lado sem ter muito bem a certeza se o amanhã será melhor. ESTES, não têm tempo, nem cabeça para pensar, para querer melhor, sem que o melhor seja o seu imediato, o amanhã, mas mesmo o amanhã, as próximas 24h, a próxima fila de trânsito, o próximo almoço.

Depois às vezes ESTES têm tempo para ver notícias. E ouvir um qualquer político falar de políticas de emprego, sem nunca ter estado desempregado, falar de saúde sem nunca ter estado na fila de espera das urgências de um qualquer hospital público, falar de economia sem saber o que é não ter a certeza se dá mesmo para pagar as contas ou almoçar no dia seguinte, e falar de tantas outras coisas que ESTES não querem saber e às vezes nem têm bem a certeza de que sabem o que é.

Depois do desabafo, a sugestão. Se estas são pessoas comuns que resolveram dedicar tempo e energia a este novo projecto, então também já passaram por tudo isto (mais, ou menos) e os seus curriculum não são concerteza a sua formação académica. Já trabalharam? Onde? Quem são, independentemente da sua formação? São pessoas normais? São alguns dESTES?"

Sem comentários: