terça-feira, 4 de março de 2008

MEP inicia processo de constituição enquanto partido político

Um grupo de cidadãs e cidadãos decidiu lançar o processo para a constituição de um novo partido político, o MOVIMENTO ESPERANÇA PORTUGAL (MEP), através da recolha de 7.500 assinaturas, conforme previsto por lei. Esta iniciativa resulta da convicção de ser necessário e urgente que Portugal enfrente as dificuldades presentes e futuras, com a determinação decorrente de uma Política da Esperança.

O MEP tem como mensagem principal “Melhor é possível!”. Este conceito encerra uma dupla leitura: por um lado, o permanente apelo ao aperfeiçoamento da realidade, por parte de quem nunca se dá por vencido, e, por outro lado, a firme convicção que está ao nosso alcance – é possível! – a construção de um mundo melhor, sem margem para o fatalismo ou a acomodação.

O Movimento Esperança Portugal virá a ocupar um lugar no Centro político, sendo um projecto humanista, construído a partir dos valores do Bem Comum, da Solidariedade, da Subsidiariedade e da Democracia. Desenvolvem este projecto um grupo de 60 cidadãos, liderados por Rui Marques, activista social, fundador da Forum Estudante e da CAIS, ex-Alto Comissário para a Imigração e ex-Coordenador Nacional do Programa ESCOLHAS. O Grupo promotor do MEP, procura com a sua iniciativa sublinhar que a Política é uma área de intervenção essencial para todos os cidadãos, que têm a responsabilidade inalienável de participação e co-responsabilidade na construção de um destino comum. Não é possível aceitar o alheamento e o desinteresse como regra.

O Movimento Esperança Portugal apresenta no seu Manifesto sete grandes prioridades políticas, que configurarão a sua acção. As grandes causas do MEP são a justiça social, a inclusão e a coesão, referenciadas na metáfora de “Uma mesa com lugar para todos”. A igualdade de dignidade e de oportunidades, o combate às discriminações, a redução da pobreza e da exclusão social são algumas das expressões concretas desta prioridade política.

Imediatamente, seguem-se as prioridades da construção de uma “Sociedade de Famílias”, reconhecendo um papel central às famílias enquanto unidades base da sociedade, defendendo-se políticas amigas da Família. Em terceiro lugar, surge a afirmação e defesa de uma “Cultura de Pontes” que promova o diálogo e o consenso, tendo em vista o envolvimento dos principais actores sociais na resolução de cada problema, procurando avançar com vitórias comuns.

Às três principais prioridades somam-se outras quatro, onde pontuam a defesa do desenvolvimento humano sustentável, a promoção de uma democracia mais próxima do cidadão, a solidariedade intergeracional e, finalmente, uma defesa de um mundo interdependente e solidário.

Prevê-se que o projecto de recolha de assinaturas decorra até ao Verão, estando previstas acções de informação e sensibilização em vários locais do País, bem como o importante recurso à Internet através do sítio www.mep.pt.

Sem comentários: