quarta-feira, 12 de março de 2008

Esperança


Enviado pela nossa leitora Diana:

"Passamos a vida a dizer que gostávamos que houvesse mais justiça e mais paz no mundo, mas esquecemo-nos de que também está nas nossas mãos mudar o mundo. Não o mundo inteiro, de uma só vez, mas o nosso mundo interior e o pequeno mundo à nossa volta.

Nada nem ninguém conseguirá mudar o mundo, como um todo, do dia para a noite. Mas o mundo inteiro muda se cada um de nós mudar um bocadinho e é fascinante perceber isto. É incrível ver como certas pessoas e certas coisas mudam só porque nós mudámos primeiro. Parece exagero? Não é.

Partindo da questão íntima, do mundo interior, de onde tudo parte e onde tudo é possivel, vale a pena sublinhar que, também em matéria de mudança, cabe a cada um fazer a sua parte e não ficar à espera que os outros façam tudo. Uma atitude demasiado passiva, demasiado céptica ou demasiado crítica em relação aos outros impede quase sempre a verdadeira transformação interior. Onde, insisto, tudo acontece.

Trata-se de levar à letra a ideia de que cada um tem de fazer a sua parte, mas, em primeiro lugar, eu tenho de fazer a minha. Mais do que ficar atento aos outros ou às suas faltas, é essencial virar-me para dentro e perceber o que é que em mim pode ser mudado e convertido num contributo positivo.

Apostar numa atitude construtiva exige tempo, paciência e muita persistência. Obriga a desmontar egoísmos, ideias feitas, faltas de generosidade e outras coisas do género. É um trabalho demorado que se vai construindo com esperança num mundo melhor."

Sem comentários: