segunda-feira, 2 de março de 2009

Projecto Democracia Viva



Apresentação formal do Democracia Viva






A Associação Académica da Universidade do Minho através da Rádio Universitária do Minho, RUM, pretende estimular a discussão sobre o processo democrático e incrementar a participação activa e democrática em estruturas sociais e Organizações Juvenis, nomeadamente nas 20 estruturas estudantis da Universidade do Minho e Escolas Secundárias de Região do Minho.


O objectivo fundamental deste projecto é dotar jovens de uma percepção sobre a democracia, as Organizações Europeias e como os jovens podem envolver- se enquanto cidadãos na construção democrática e em projectos de programas europeus de Juventude.

O projecto terá a duração de 7 meses e será realizado para vinte grupos distintos: cerca de 300 estudantes da Universidade do Minho e 60 estudantes das Escolas Secundárias da região do Minho.

Todo o projecto será executado e dirigido pela RUM para as cidades de Braga e Guimarães.

Estes debates, workshops e Seminários serão moderados por profissionais da R.U.M, e participados por decisores politicos da região e a nivel nacional, representantes da Agéncia Nacional de Juventude em Acção e Professores da Universidade do Minho, assentando numa estrutura e metodologia de Educação não Formal de qualidade, com interacção, diálogo e debate.

No final do projecto será realizado um Seminário para discussão das conclusões de todas as Estruturas Associativas Juvenis da Universidade e das Escolas.

Um Programa de Rádio será dedicado pela antena da RUM ao Projecto “Democracia Viva”, através da emissão online e todas as conclusões do projecto podem ser consultados, na webpage da Rádio, em http://www.rum.pt/. e no site da AAUM em http://www.aaum.pt/


E, desde já, felicito os promotores pela iniciativa.

O MEP vai continuar a dar o seu contributo a esta iniciativa: no dia 2, com a presença do Rui Marqiues, e no dia 10, com a Laurinda Alves, sempre pelas 18.00 h e na FNAC de Braga

Eis, pois, um projecto a seguir com atenção por todos e pelo MEP.


JMCM

Sem comentários: