quinta-feira, 12 de março de 2009

DIVIDA EXTERNA: Monstro a combater agora

Eu considero que um dos grande males de Portugal é a sua dívida externa, que deve ser combatida de maneira urgente.

Em Setembro 2008, isso quer dizer há mais de 6 meses atrás, essa dívida era de 15 mil milhðes de euros ao seja 15 000 euros por cada Português. Para bem visualisar esse último número, pega num cidadão que ganha o salário mínimo de 450 euros e imagina que ele deve trabalhar quase 3 anos para poder pagar essa mesma dívida. Parece assustador mas é real.
Ela representava, naquela data, quase 90% daquilo que o País produzia.
Isso prova de facto de que consumimos/gastamos mais do que produzimos.

A cada dia que passa, essa dívida cresce de maneira galopante porque estamos a pagar os juros dos empréstimos estrangeiros mais caros por exemplo. A situação não é ainda tão grave como a da Islândia porque estamos dentro da União Europeia e sobretudo dentro da zona Euro. Agora se nada for feito para a conter, é o que vai infelizmente acontecer ao nosso querido Portugal. E o plano de grandes investimentos públicos megalómanos do TGV e do aeroporto não ajuda mesmo nada.
Será que queremos mesmo voltar a ter de novo uma ditatura sombria e um novo "Salazar" para equilibrar as contas e pagar as nossas dívidas, uma vez o Estado falido?
Todos os Portugueses devem ter isso em mente e conhecer a situação na hora de tomar decisðes e na hora de decidir o futuro do País.

E o dever dos partidos e dos politicos informar os cidadãos sobre isso.
Basta de "santolas só com casca" e de fugas para a frente irresponsáveis.

Sem comentários: