quarta-feira, 24 de junho de 2009

Debates Quinzenais

Fui acompanhando ao longo do ano, e sempre que possível, os debates quinzenais que hoje se encerram. De um modo geral, é um modelo que faz todo o sentido e que concretiza um princípio que valorizo muito: a "prestação de contas".

É certo que muitas vezes se discute com argumentos demagógicos, muitas vezes pouco fundamentados. Eu gostaria de ver discussões mais construtivas, focadas na melhoria que se pode alcançar e menos orientadas para a "oposição" como valor em si próprio.
Eu até valorizo muito uma boa discussão, com argumentos sólidos e até sem linearidades. Acredito na riqueza da troca de ideias, mas não cultivo a discórdia persistente como valor ou graça.

Ocorreu-me um comentário que ouvi noutro dia, relativo à correlação entre a qualidade da discussão na AR e a presença dos media. De facto, e mais ainda em tempo eleitoral, a tentação de fazer da Assembleia mais um espaço de campanha do que um espaço de "gestão" do país é grande, particularmente quando a publicidade é gratuita e os meios de "broadcast" estão ali, mesmo à mão...