domingo, 14 de junho de 2009

"Quem nos dera ter o ministro espanhol!"*

Hoje um ministro acusou uma confederação sectorial de estar a fazer "politiquice" ao criticar frontalmente as suas políticas para o sector. Fiquei a matutar sobre o que é suposto uma confederação sectorial fazer se a generalidade dos seus associados se sente visada negativamente pela política que o governo tem para consigo ao longo dos últimos 4 anos. Parece comum agora chamar-se "politiquice" a tudo o que é política, alargando o universo já de si extenso dos qualificativos pejorativos nesta actividade. Vindo de um ministro é apenas um pouco mais grave.
Fica uma proposta de slogan para um eventual cartaz do PS para as próximas legislativas: "Unimos os polícias, unimos os professores, unimos os agricultores. Obra feita."

Olhando para trás parece-me que a história do PS anda entre extremos, do dialogo levado ao exagero que bloqueava a acção, à imposição musculada por uma maioria absoluta que tentou reformar com mentalidade correccional. Algures pelo meio andará a virtude, mas de caminho a conjuntura mudou: temos, de facto, a união talvez não muito natural e talvez não muito recomendável de vários grupos profissionais e de vários sectores económicos com, para já, um único fito: afastar politicamente quem objectivamente lhes infernizou a vida. Em todo o caso, a tarefa para quem vier a seguir está longe de ter ficado simplificada.

* Esta frase ouvia numa das reuniões em que participei pelo MEP, em que ouvimos alguns agricultores portugueses tarimbados. A ideia chave era que o actual ministro conseguiu complicar quando outros ministérios de outros países simplificaram (o acesso às iniciativas comunitárias) criando dificuldades concorrenciais acrescidas em Portugal no sector agrícola.
Também publicado no Eleições 2009.

Sem comentários: