domingo, 3 de maio de 2009

S. Nuno de Santa Maria, herói e santo de Portugal

por Pedro Teles

“Sabei que o Senhor fez em mim maravilhas. Ele me ouve, quando eu o chamo”. *

Para o Papa Bento XVI, estas palavras “exprimem o segredo da vida do bem-aventurado Nuno de Santa Maria, herói e santo de Portugal.”*

D. Nuno Álvares Pereira fez maravilhas. Sendo fraco, foi forte. Diz-se que era pequeno e magro, mas que lutava como nenhum. Ganhou batalhas que devia ter perdido. Manteve Portugal independente, contra os interesses da nobreza, incluindo dos próprios irmãos, e contra um reino mais poderoso. Manteve Portugal fiel ao Papa, contra o anti-papa de Avinhão apoiado pela França, por Castela.

Portugal independente, pôde “(...) estender-se depois pelos oceanos – não sem um desígnio particular de Deus –, abrindo novas rotas que haviam de propiciar a chegada do Evangelho de Cristo até aos confins da terra.”*

A última maravilha de D. Nuno foi, velho e cansado, ter deixado o conforto merecido por uma vida de penitência austera. Também aí a força, na fraqueza do jejum.

O que é que fez de D. Nuno Álvares Pereira o homem forte? D. Nuno foi santo e foi essa a sua força. Não tinha nada a perder, porque já tinha dado tudo. Deu tudo quando se entregou, adolescente, ao serviço de Deus. A partir daí é totalmente livre. O homem livre. E portanto invencível, mesmo na derrota e na morte.

Diz-se que à hora da morte pediu para lhe lerem a Paixão e que morreu ao ouvir as palavras de Cristo, “Mulher, eis o teu filho.” S. Nuno de Santa Maria é o filho de Maria, o filho da Mãe de Deus, é o Português livre que eu quero imitar.

“Sinto-me feliz por apontar à Igreja inteira esta figura exemplar.” Visivelmente entusiasmado, o Papa propõe a imitação de S. Nuno, herói e santo de Portugal.


*Extractos da homília do Papa na cerimónia de canonização a 26 de Abril.

Sem comentários: