sexta-feira, 1 de maio de 2009

A frustração de não poder votar MEP

"No dia 4 de Junho terão lugar as eleições europeias. Porquê europeias, se apenas podemos votar em candidatos holandeses? Para serem verdadeiras eleições europeias, deveriam existir partidos transnacionais, para que se pudesse votar também em candidatos de outros países. Existem planos nesse sentido mas, com as correntes eurocépticas que atravessam a Europa, será preciso muito tempo até que isso se torne realidade.
No entanto, a partir de hoje o EU Profiler dá um passo em direcção a esse futuro. O Instituto Universitário Europeu desenvolveu, em colaboração com a Kieskompas da Holanda, um mecanismo que permite conhecer as políticas de 300 partidos europeus. Os eleitores podem, assim, ver não só qual o partido nacional que melhor representa as suas ideias, mas também qual o partido europeu ou ainda os partidos de outros países.
Este mecanismo tem, no entanto, uma desvantagem. Podemos, por exemplo, ficar inteiramente convencidos da justeza das posições do Movimento Esperança Portugal, mas também frustrados por não podermos votar nesse movimento."
É a tradução* de um blog holandês onde se lamenta não ser possível votar MEP nas eleições europeias...


* Com um grande obrigado ao Fernando Mendes que superou com muita distinção o tradutor do google.

Sem comentários: