sábado, 9 de maio de 2009

Homenagem ao Jean Monnet, grande mentor do projecto europeu no Dia da Europa

Hoje, dia 9 de Maio, celebra-se o Dia da Europa porque no dia 9 de Maio 1950, houve a Declaração de Schuman (Ministro dos Negócios Estrangeiro francês da altura), primeiro passo que foi feito para a criação do que hoje é conhecido como União Europeia.
O grande "insipirador" e autor do Plano/Declaração Schuman e do projecto europeu foi o francês JEAN MONNET. Por isso aproveito o Dia da Europa para homenagear um dos Pais da Europa e uma das grandes figuras do último século, que com a sua acção, alterou o destino do mundo e transformou as nossas condiçðes de vida. Para ele, o pensamento e a acção iam sempre de par. Aconselho a ler as Memórias do Jean Monnet e a sua biografia
Durante a Primeira Guerra Mundial, trabalhou em Londres como delegado do governo francês para coordenar a cooperação económica entre os aliados.
Depois da guerra, em 1919 participou na criação da Sociedade das Nações (organismo internacional que foi uma prefiguração da actual ONU), da qual foi Secretário Geral adjunto.
Durante a Segunda Guerra Mundial presidiu ao Comité de Coordenação Franco-Britânico para a partilha dos recursos aliados, fez que os Estados Unidos iniciassem o "Arsenal das Denmocracias" e que se envolvessem na luta contra o Nazismo e criou em Alger o Comité de Libertação Nacional francês.
Em 1943, ainda durante a guerra, já dizia:
"Não haverá paz na Europa, se os Estados se reconstróiem sobre uma base de soberania nacional (...) Os países da Europa são demasiado pequenos para assegurar aos seus povos a prosperidade e os avanços sociais indispensáveis. Isto supõe que os Estados da Europa se agrupem numa Federação ou “entidade europeia” que os converta numa unidade económica comum”.
Depois da guerra ter acabado, elaborou e presidiu o Plano de modernização e reconstrução económica de França.
Em 1950, sugeriu ao Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, a ideia de integrar a produção francesa e alemã de carvão e aço. A proposta oficial do Ministro, o Plano Schuman, levou finalmente à constituição da Comunidade Económica do Carvão e o Aço em 1952. O primeiro passo sério no caminho da unidade europeia. Monnet foi eleito presidente da Alta Autoridade que dirigiu a CECA até 1954.
Continuou o seu trabalho e fundou em 1955 o “Comité de Acção para os Estados Unidos da Europa”, comité que foi finalmente dissolvido em 1975. O seu comité teve um papel importante na criação da CEE (Comunidade Económica Europeia) e da Euratom (Comunidade Europeia da Energia Atómica) no Tratado de Roma em 1957 e também na criação dum mercado financeiro e monetario europeu com um banco e um fundo de reserva europeu. Não conseguiu que se criasse um "Distrito Europeu", local de todas instituiçðes comunitárias e gerido por elas.
No dia 16 de Março de 1979, Jean MONNET viu o Conselho Europeu atribuir–lhe por unanimidade o título de Cidadão Honorário da Europa.
Aqui fica algumas citaçðes do Jean Monnet que mostra a sua personalidade e a sua visão da Europa:
- "Não há futuro para os povos da Europa que na união"
- "Nada é impossível sem os homens, nada dura sem as instituiçðes"
- "As pessoas só aceitam mudanças quando são confrontadas com necessidades e só reconhecem necessidades quando a crise as afectam"
- "Edificar a União na cooperação entre os povos e não entre os Estados"
- "Não existem ideias prematuras, existem momentos oportunos pelos quais é preciso saber esperar"

Ao meu ver e no seguimento do pensamento e da obra do Jean Monnet, o próximo grande desafio e projecto dos partidos e dos sindicatos dos trabalhadores europeus é a criação dos Estados Unidos da Europa, uma verdadeira Federação Europeia com o apoio e plebiscito dos povos da Europa.

Sem comentários: