terça-feira, 6 de maio de 2008

Exemplos


Sem qualquer sombra de nacionalismo, mas vendo como, em vez das lamúrias e de exigências por legislação compulsiva que "defenda a música portuguesa", se pode apostar naquilo que é nosso, e com sucesso, aqui fica o exemplo reconhecido da Rádio Botaréu, em Águeda.

~

«Botaréu: uma rádio que é de todos os portugueses

A música é 100 por cento portuguesa. O espírito de união da equipa, orientada por Lino Vinhal, reflecte os resultados de audiência obtidos no ano passado e no primeiro trimestre deste ano. As largas dezenas de mensagens dos ouvintes deixadas no site da rádio dá provas da importância social da Botaréu ao unir famílias espalhadas pelo mundo, através da língua portuguesa. No mês de Maio, a Botaréu está de parabéns ao completar 22 anos e de prenda aos seus ouvintes sorteia um carro, cujas receitas revertem a favor de uma obra social. Parabéns a Botaréu e toda a sua equipa e principalmente aos seus ouvintes por darem provas de que o que é nacional é mesmo muito bom.

Lado a lado com grandes rádios nacionais

De acordo com o Estudo Bareme Rádio2007, da Marktest, a Rádio Botaréu, com uma emissão 100 por cento portuguesa, a Rádio Botaréu (100.00 e 101.8 – Águeda), ocupa o 13.º lugar, concorrendo lado a lado com as grandes rádios nacionais. A Rádio Botaréu é assim a rádio local mais ouvida em Aveiro, Viseu e Coimbra, mostrando que a aposta feita na música 100 por cento portuguesa foi uma decisão ousada, mas também a mais acertada.
O ranking de audiência acumulada teve em atenção um universo de 1.604.834 indivíduos, com idade superior aos 15 anos, residentes do Litoral Norte. O estudo da responsabilidade da Marktest coloca em primeiro lugar a RFM, com 16,7 por cento. Em segundo lugar surge a Rádio Renascença, com 9,6 por cento, e em terceiro lugar a Rádio Comercial, com 8,5 por cento. Segue-se a Cidade FM, com 4,6 por cento, a TSF com 4,5 por cento, a Antena 1 com 4,2 por cento, a Antena 3, com 3,7 por cento, a Mega FM com 1,7 por cento assim como a R. Santiago – Guimarães. A Rádio Nova Era apresenta 1,4 por cento, a R. Festival 0,9 por cento, a RC – Rádio Clube 0,7 por cento e a Rádio Botaréu 0,6 por cento. A Rádio Soberania também aparece na lista das rádios mais ouvidas.»
(Leia mais no jornal Beira Vouga)

Sem comentários: