sexta-feira, 4 de abril de 2008

Martin Luther King, 1ª parte do último discurso



A primeira parte do último discurso de Martin Luther King, um dia antes de ser abatido a tiro. Faz hoje 40 anos que este bom homem foi assassinado. Atrás dele deixou um percurso de conquista de direitos para os negros americanos. No fundo, uma conquista para todos os homens de bem.


A inspiração que brota das suas palavras constitui motivo de Esperança num mundo sempre melhor. E a Esperança é o sonho de uma caminhada até ao topo da montanha. Cá de baixo, quando olhamos o seu pico, acima das núvens, sabemos que o caminho é difícil, sabemos que há escarpas íngremes, rochas mais lodosas, obstáculos, mas não desistimos.

King disse neste discurso premonitório que já tinha estado no topo da montanha, e que já nada temia.

Qualquer um de nós, quando é capaz de um gesto de bondade, pode chegar ao topo da montanha.

Se no caminho das nossas vidas procurarmos satisfazer os nossos interesses, de forma digna, dando a mão aos que caminham connosco, chegaremos ao topo da montanha. E de lá, veremos quão maravilhosa é a paisagem.

Então, seremos livres, e poderemos gritar "We are free at last!"

1 comentário:

filipe disse...

Vamos!!! :)

A caminhada é longa e adversa. Deixemos o nosso porto seguro, na certeza que encontraremos no Cume da Montanha, um horizonte Belo e Maravilhoso... um horizonte cheio de Esperança e Fratenidade