terça-feira, 7 de julho de 2009

Uma nova agenda social

Foi hoje apresentado o primeiro e mais importante capítulo do programa eleitoral do MEP para as próximas Eleições Legislativas, com o título: Uma nova agenda social.
Vale a pena conhecer as novas propostas do MEP numa área que o partido escolheu como prioritária e que conhece muito bem.
Aproveite ainda para nos deixar a sua opinião na página das propostas.

5 comentários:

Jorge Marques disse...

Parabéns pelas propostas! São uma verdadeira novidade na política nacional. Gostei sobretudo desta nova maneira de olhar para a política social: uma mesa para todos! Também gostei da quantificação dos custos, embora pudessem ser um pouco mais detalhados.

José Ramalho disse...

Boa tarde,

Só queria avisar que existem alguns erros na página http://www.mep.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=872&Itemid=1 mais precisamente no link da noticia do diário de notícias e nas datas de algumas notícias que estão as de amanha...

Não sabia onde podia informar destes erros e por isso decidi pelo blog

Anónimo disse...

Parece-me tudo bastante interessante... as propostas, o seu pragmatismo e a racionalização de custos.

Sinto apenas que faltam medidas de apoio aos estudantes ao nível do ensino superior. Uma população mais qualificada é uma população com mais verstilidade para responder às dificuldades. Felizmente tive a oportunidade de frequentar o ensino superior, mas vivemos num país em que, ao contrário do que acontece noutros países da UE, um estudante universitário muito dificilemente tem capacidade de se sustentar durante o seu período de estudos. Não sei se por inflexibilidade dos empregadores ou dos professores ou de ambos. O que sei é que em Portugal o acesso ao ensino superior não é uma realidade para todos os jovens que terminam o ensino secundário ou adultos que desejem apostar um pouco mais na sua formação depois de ganharem experiência profissional.

Fico atentamente à espera da divulgação das próximas medidas propostas!

Carlos Albuquerque disse...

Jorge: Obrigado.

José: Obrigado. Creio que já estão corrigidos os erros.

Anónimo: O programa do MEP já inclui a seguinte referência:

"O acesso ao Ensino Superior deve ser viável para todos aqueles que o desejem e reúnam as competências necessárias para tal, competindo ao Estado suprimir quaisquer condicionantes de natureza económica, evitando a exclusão e valorizando uma cultura de rigor e exigência. Assim, a viabilização deste acesso deve nomeadamente ter em conta soluções ágeis para candidatos com dificuldades financeiras, quer através da acção social escolar, quer através de fórmulas inovadoras."

Bojangles disse...

Uma sugestão:

Na página em que aparecem os cabeças de lista era muito bom que cada um deles pudesse ter uma especie de abstract (seria ideal que todos o tivessem, mas so os cabeças de lista já era bom). Algo incluindo o que foi o seu passado, educaçao, profissões, participação em movimentos de relevância, etc... e quais as políticas em que estas pessoas se revêm particularmente. De momento, aparecem apensa algumas frases como "…porque acredito na política de esperança do MEP." Penso que não é isso que as pessoas querem saber... em principio se se é cabeça de lista é porque se acredita nas propostas... são precisas coisas mais concretas. Não promessas, mas algo como Rui Nunes de Leiria: “Sou candidato pelo MEP porque estou convicto que são os cidadãos comuns que têm a obrigação de começar a mudar a política em Portugal.”