sábado, 11 de julho de 2009

Visita do MEP Minho à XV Feira da Terra



A visita que o MEP do Minho realizou hoje à Feira da Terra, 15ª edição, organizada pela Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL) de S. Torcato, em Guimarães, permitiu-nos encontrar uma associação cheia de vida e com vontade de continuar a crescer.


A Feira da Terra tem sido realizada todos os anos desde 1994 e de ano para ano aumenta o número de expositores e de visitantes, onde se pode encontrar artesanato, agricultores com os seus melhores produtos, desde as cebolas aos animais, vários restaurantes e uma variada animação feita por elementos de diferentes organizações.


Para a ADCL esta actividade é um contributo para a partilha de produtos e ideias em que diferentes pessoas e organizações, através do voluntariado, apresentam os seus trabalhos assim como convidam a participar entidades de outras freguesias e de outros concelhos para um desenvolvimento em rede.

A ADCL foi apresentada como uma associação que tem ajudado e apoiado a comunidade local na vertente social através de valências para apoio à infância e ATL quer no apoio à formação no Centro Novas Oportunidades.

Na área da formação apresentaram-nos as dificuldades que encontram na população local, quer pelo baixo nível de escolaridade quer por alguns programas estarem desajustados das necessidades, por outro lado reforçaram a importância de poderem estar mais perto dos formandos para atingir os objectivos.

A recepção foi realizada por membros da direcção, no recinto da Feira, onde podemos constatar a permanente animação e onde podemos conversar com várias pessoas que tinham expositores e que reforçaram a importância da Feira para eles.

Para o MEP esta foi uma boa oportunidade para apresentar algumas das medidas da nova Agenda Social e saber que estas têm uma boa receptividade pelas diferentes Associações.

Sem comentários: