quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Inauguração da sede nacional

Mais um momento histórico para o MEP: realizou-se ontem a inauguração da sede nacional.
A cerimónia foi aberta com uma intervenção da Senhora Presidente da Mesa do Congresso, carregada de entusiasmo, de sentimento, de apelo à participação.
Seguiu-se uma intervenção de Maria Assis, responsável pela exposição de trabalhos de vários artistas plásticos nos diversos espaços da sede, que amavelmente cederam algumas das suas peças para, simbolicamente, enriquecerem ainda mais este momento tão especial. A Maria Assis, na sua alocução, guiou os presentes pelo sentido da exposição, sem, no entanto, explicar o significado das peças. Preferiu deixar o desafio da "leitura" individual das obras de arte, que os autores haviam contextualizado num pequeno texto logo à entrada, instigando os presentes para a necessidade de parar e ver, de olhar com atenção o mundo à nossa volta, de interpretar a realidade e de imaginar novos caminhos.
A fechar a cerimónia, a mais aguardada das intervenções: falou aos presentes o inspirador, fundador e  Presidente do Partido, Rui Marques. Num discurso claro, objectivo e cheio de entusiasmo, Rui Marques, tendo referido alguns dos problemas que o país atravessa, agravados pela descrença, sublinhou a necessidade de semear Esperança, uma "árdua esperança" (no dizer do nosso poeta maior, Camões), que, construída com muito trabalho, por todos, vencerá os difíceis desafios que Portugal enfrenta. Centrado na coesão social e na inclusão, o MEP pretende lutar para que o país seja uma Casa que tenha no seu Coração uma Mesa com Lugar para Todos, aberta ao contributo de todos. Foi com grande entusiasmo que todos partilhámos as suas palavras de mobilização e urgência, por um país melhor, por um Portugal que vale a pena!
No final, em ambiente de festa, cortou-se a fita da praxe, fez-se um brinde e visitou-se o espaço e a exposição de obras de arte em diversas áreas, como a pintura, a fotografia, a escultura ou o design de moda.
A nova sede vem dotar o MEP de muito boas condições de trabalho e de convívio para todos aqueles que queiram ajudar a construir a política da esperança. Serão todos, seguramente, muito bem-vindos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caríssimos,

Parabéns.

Creio que os "escândalos" mediáticos do momento contribuiram para que a cobertura jornalistica da inaguração da vossa sede fosse práticamente nula. Lamentável.

Gostaria de vos fazer uma sugestão. Creio que seria interessante que dessem a conhecer as obras artísticas expostas (e os seus autores) e que gravassem um pequeno "filme" com imagens da vossa sede.

E porque não incluir uma mini-entrevista (de apresentação) aos membros da equipa que trabalha neste projecto?

Abraço,
Francisco.