sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A culpa é do Multibanco?

Esta semana, para eliminar os problemas de insegurança que se tem vivido em diferentes tribunais, devido aos assaltos no seu interior “O Ministério da Justiça mandou retirar «de imediato» 32 caixas Multibanco existentes no interior de vários tribunais do país, na sequência de vários assaltos a caixas ATM”
Isto significa que é mais seguro ir a um multibanco na rua do que no interior de um tribunal. Porque o problema estava nas ATM e não na sua fixação, nem nos modelos utilizados e nem nos espaços em que estavam localizadas.
É mais rápido remover as máquinas do que validar a sua necessidade e proceder a alterações que melhorem a sua segurança e daqueles que as utilizem.
E qual será a decisão do Ministério da Justiça se voltarem a acontecer agressões a Juízes e Magistrados? Como aconteceu em Sta Maria da Feira no ano passado.Também vão retirar do Tribunal os magistrados?
As decisões politicas têm de ser pensadas para resolver as causas dos problemas não para as esconder ou evitar.
Este tipo de soluções também tem estado a ser utilizados por outros ministérios, como o da economia, em que para esconder as causas dos problemas se disponibiliza a intervenção estatal a qualquer custo em empresas.
Melhor é possível se quem tem capacidade de decisão procurar soluções para o futuro em vez de procurar esconder a actualidade.

Jorge Sousa

Sem comentários: