quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Ano Europeu da Criatividade e Inovação

por Jorge Sousa Iniciou-se hoje, oficialmente, o Ano Europeu da Criatividade e Inovação 2009, com o slogan “Imaginar. Criar. Inovar”, em que se pretende “promover abordagens criativas e inovadoras, em diferentes sectores de actividade humana, que ajudem a dotar a União Europeia de maior capacidade de superar os futuros desafios num mundo globalizado”.

Só através da investigação / inovação e desenvolvimento é que a Europa poderá ultrapassar a crise actual, para isso é necessário mais investimento em I&D.

“Portugal foi o país da Europa onde a despesa em Investigação e Desenvolvimento (I&D) mais cresceu entre 2005 e 2007, subindo três posições para se tornar no décimo quinto país da União Europeia que mais investe”.

Isto significa que Portugal aumentou em 46% a sua despesa em I&D, estando em 2007 com um valor de 1,2 por cento do PIB, o que nos coloca ao nível da Espanha, mas ainda longe da média europeia.

Mas esta boa noticia deve-se ao crescimento da despesa “sobretudo nas empresas, que mais que duplicaram essa despesa, atingindo um investimento de 0,61 por cento do Produto Interno Bruto, chegando a 1500 o número de empresas com actividades de I&D em 2007”.

Este valor poderá estar em causa para este ano devido à crise que as empresas estão a viver em Portugal, assim como em todo o mundo, caso o Estado não promova incentivos à continuidade destes projectos.

Fonte: Expresso

1 comentário:

Luis Rainha disse...

Mas será possível que ninguém voz explique que aquela linda frase da "Esperança" não é de Martin Luther King, mas sim de Martinho Lutero? Eu sei que isso dos nomes confunde; mas sempre são uns séculos de diferença, caramba!