segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A coesão na sociedade portuguesa

Na entrevista que o Professor Alfredo Bruto da Costa deu ao programa “Ecclesia” da RTP, a propósito da sua nomeação para Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia_all.asp?noticiaid=67817&seccaoid=6&tipoid=34, revela-se o estudioso e o homem de missão.
Não estou com ele há alguns anos, mas tenho-o como exemplo de integridade e coerência, alguém que se recusa a aceitar a inevitabilidade da desigualdade entre os homens e defende de modo radical os ideais que persegue.
Recordo com um sorriso uma experiência vivida na primeira pessoa, no dia em que, na sua simplicidade, me procurou, dizendo: “as minhas filhas agora andam na Universidade e talvez seja altura de termos um carro lá para casa, por isso gostava que me ajudasses a escolher o que for mais adequado…” Se todos pensassem como ele, o mundo seria diferente, o presente mais solidário e o futuro mais sustentável.
Recomendo vivamente a leitura do livro “Um olhar sobre a pobreza – Vulnerabilidade e exclusão social no Portugal contemporâneo” (Gradiva, 2008). Na primeira parte, Bruto da Costa faz uma reflexão profunda sobre as questões da pobreza e da exclusão social. Na segunda parte, são apresentados os resultados de alguns estudos recentes sobre os pobres em Portugal, com muita informação e algumas reflexões interessantes. Os resultados desses estudos são muito diferentes do que se poderia inferir ao ver os telejornais: é que os pobres em Portugal são maioritariamente idosos, crianças e trabalhadores não qualificados, que normalmente não têm voz nem poder reivindicativo.
Embora os dados do INE relativos a 2007 digam que apenas 18% dos portugueses são pobres, durante o período em análise, (1994-2001) 46% dos portugueses passaram por esta situação, o que revela um preocupante grau de vulnerabilidade à pobreza.
No seu discurso de ano novo, o Sr. Presidente da República pôs o dedo na ferida, chamando a atenção para a importância de dizer a verdade aos portugueses e para a inevitabilidade de não podermos continuar a viver acima daquilo que produzimos. E lembrou que, em tempo de crise, a solidariedade é importante para evitar a ruptura e manter a coesão social.
Afinal, estão os dois a falar da mesma coisa.

Gonçalo Rebelo Pinto

Sem comentários: