Segundo o Global Competitiveness Index 2007-2008 (GCI) hoje divulgado pelo World Economic Fórum, Portugal ocupa a 40ª posição no índice global de competitividade que ordena um conjunto de 131 países e a 17ª posição no contexto da UE.
Estes resultados quando comparados e ajustados aos resultados da edição anterior (em que apenas foram avaliados 125 Países) evidenciam que Portugal subiu 5 lugares no contexto mundial e dois lugares no contexto da UE, tendo ultrapassado a Eslováquia e a Hungria.
O GCI tem em consideração o nível de desenvolvimento global dos países e inclui variáveis económicas, institucionais, educacionais e empresariais, para definir a competitividade dos Países.
Portugal é considerado o 8º melhor país do Mundo quando se considera o tempo global necessário para iniciar um negócio. Outros pilares em que Portugal ocupa uma posição mais favorável que o seu posicionamento global são a qualidade das infra-estruturas (25º), das instituições (27º), as competências tecnológicas (31º), a saúde e qualificação inicial (32º) e a capacidade de inovação (33º).
O Global Competitiveness Report do WEF, para além do CGI, integra um outro índice, o Business Competitiveness Index (BCI) que se centra nos níveis de produtividade e competitividade das empresas. Neste Índice, Portugal ocupa 30ª posição numa lista de 127 países e a 13ª posição no contexto da União Europeia.
sábado, 3 de novembro de 2007
Portugal em 17º lugar na competitividade na UE- subida de 2 lugares
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário