segunda-feira, 19 de novembro de 2007

A Nossa Pégada no Planeta

A WWF e o Independent têm um site onde é possível determinar, em função dos nossos hábitos de consumo, qual a quantidade de recursos comuns que estamos a usar.

A questão do ambiente é assim colocada como uma questão de cidadania, de consumo responsável, claro que também é uma questão de governo a quem compete dar exemplo e criar os contextos virtuosos, mas é bom ter esta consciência de que depende de cada um de nós e das nossas opcções de vida. Se acreditarmos no bom senso, é um sinal de esperança.

Este site foi desenvolvido com o apoio do Stockholm Environment Institute (bridging science and policy on environment) que tem vários projectos numa linha de intervenção em que o combate à pobreza não é separado do combate ao abuso do meio ambiente.

Olhando globalmente, olhando do ponto de vista do "melhor é possível", percebemos que os níveis de uso e consumo dos recursos naturais dos países desenvolvidos se fossem replicados em todos os países do mundo precisariamos de muitos planetas, que não temos. Tudo aponta para a necessidade de uma redução do consumo nos países ricos acompanhada por uma atitude responsável e solidária. Ao mesmo tempo, começamos a ter meios de rastreabilidade dos impactos meio ambientais das várias formas de produção e produtos. Importa estimular a capacidade de discernir em conjunto num diálogo à escala planetária onde o conhecimento e o saber-fazer humanos sejam postos ao serviço da sustentabilidade, da justiça e da preservação do nosso planeta azul.

Sem comentários: