terça-feira, 3 de novembro de 2009

Programa de governo

O XVIII Gverno Constitucional apresentou na Assembleia da República o seu programa. Temos aqui uma base para debate.

2 comentários:

Jorge Marques disse...

Como já anunciado, cá estão as questões fracturantes! Este governo vai-se empenhar arduamente no combate a "todas as discriminações". Todas, todas, não. O governo parece estar a pensar apenas no "casamento civil entre pessoas do mesmo sexo", pois nada é dito quanto à discriminação racial, religiosa ou até económica. Sobretudo esta última assume um relevo importante na actual crise económica e no débil tecido social português.
Claro que muito é dito sobre a igualdade de género (homem vs mulher), mas receio que não passe de "rectórica legislativa", sem qualquer efeito prático, por falta de meios para fazer cumprir a lei... E assim fiquemos apenas com o absolutamente fundamental "casamento civil entre pessoas do mesmo sexo", cuja não existência é fonte de discriminações horripilantes e, pior!, sinal de atraso social. O que são centenas de milhar de desempregados, crianças que passam com uma ou duas refeições por dia ou mesmo pais que têm de deixar os filhos em situações precárias por falta de infantários quando comparados com a ausência de uma lei que preveja o socialmente imprescindível "casamento civil entre pessoas do mesmo sexo"?
Não me parece que as pessoas do mesmo sexo que querem ter uma vida comum sejam impedidas de o fazer. Também não me parece que a dita discriminação seja resolvida com um casamento civil. O que o legislador quer fazer é algo de profundamente errado, porque quer igualar sem balizar diferenças. De facto, nesta e noutras matérias fracturantes, o governo move-se ao sabor de lobbies, sem qualquer coerência e omitindo do debate as consequências sociais dessas leis, apenas se preocupando em seguir as elementares regras da táctica política: grão a grão, enche a galinha o papo! Só assim se entende que, embora a igualdade o obrigasse, não tenha também sido proposto a adopção de crianças por casais do mesmo sexo. Isso fica para melhor ocasião! Não é isto hipocrisia política?

Anónimo disse...

não tem a ver com este assunto, mas penso que é uma iniciativa que o MEP pode divulgar:

http://limparportugal.ning.com/