quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Outra árvore de Natal

Os moradores do Bairro do Cerco, no Porto, construíram uma gigantesca árvore de Natal.
Entre frases, desejos , sonhos e projectos, o objectivo foi pôr todos a debater o presente e o futuro de um dos mais problemáticos bairros da cidade do Porto.



O projecto social "Pular a Cerca", em desenvolvimento no Bairro do Cerco do Porto, vai envolver, no decorrer da próxima semana, toda a comunidade local na construção de uma das maiores árvores de Natal da cidade.
"Aproveitando a proximidade do Natal, planeámos uma actividade de grande dimensão que privilegie a participação de vários intervenientes sociais", disse hoje, à Lusa, a coordenadora do projecto, Márcia Andrade.
A actividade inclui três momentos diferentes, nomeadamente a Oficina Árvore de Natal Gigante, a montagem e a inauguração da árvore de Natal (um plátano com cerca de 25 metros de altura).
Os enfeites de Natal estão a ser elaborados pelos alunos das escolas e pela restante comunidade do Cerco, um bairro com grandes problemas sociais, situado na freguesia de Campanhã, na zona oriental do Porto.
A cada turma será pedido que, além da construção do enfeite, escrevam duas frases, uma sobre aquilo que gostavam que o Natal trouxesse para a sua escola e comunidade e, de um modo geral, para as suas vidas e, a segunda, sobre aquilo que consideram poder fazer para que esses desejos se concretizem.
O mesmo é solicitado aos restantes elementos da comunidade.
"Consideramos ser possível, desta forma, promover a participação, potenciar pontes de comunicação, divulgar o que pensam e querem os indivíduos a quem, normalmente, se dirigem as políticas e as práticas de intervenção social", explicou Márcia Andrade.
A recolha das frases tem ainda outro objectivo, que consiste na sua análise no seminário "Intervenção e Mudança Social: Que processos? Que percursos?", a realizar dia 30 (sexta-feira).
Na construção desta árvore de Natal gigante estão ainda envolvidas outras instituições e empresas, do bairro e da cidade em geral.
"A cada uma delas será também pedido que escrevam duas frases que transmitam o que desejam para aquele contexto e sua população e sobre o que consideram poder fazer para que esse desejo se cumpra", explicou a responsável, acrescentando que estas frases serão também analisadas no seminário.
A iniciativa destina-se à população do Cerco, mas espera-se igualmente que permita abrir o bairro à cidade, recebendo visitantes que queiram conhecer "uma das maiores árvores de Natal da cidade do Porto".
"Pretendemos que esta árvore seja especial pelo tamanho, conteúdo, processo de construção e finalidade", frisou a técnica social.
Esta actividade atravessa toda a semana e culminará com o momento em que todas as luzes se acenderão, iluminando todo o bairro e revelando o trabalho construído por todos em conjunto.
Além da montagem da árvore de Natal, o plano de actividades para a semana inclui exposições de arte, a exibição de um filme de divulgação do Projecto "Pular a Cerca" e do Programa Escolhas, workshops de percussão e hip-hop e um momento de animação de rua oferecido à cidade, que se realizará em frente à Casa da Música.
Está ainda programado o seminário "Intervenção e Mudança Social: que Processos? Que percursos?" que se realiza sexta-feira à tarde no auditório da Escola EB 2,3/S do Cerco, e a exibição do filme "A Caminho do Resto do Mundo", que resultou de uma acção de formação realizada em Serralves com a participação de jovens oriundos de três bairros de Campanhã: Cerco, S. João de Deus e Lagarteiro.
O projecto "Pular a Cerca" surgiu no âmbito do Programa Escolhas, que visa "promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos sócio-económicos mais vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social (…)".
O projecto tem a duração de três anos (2006/2009) e desenvolve-se na área geográfica do Cerco do Porto.
Fazem parte desta iniciativa o Agrupamento Vertical de Escolas do Cerco (entidade promotora), Associação do Porto de Paralisia Cerebral (entidade gestora), junta de freguesia de Campanhã e Universidade do Porto.
O objectivo consiste na promoção da escola como pólo de desenvolvimento e dinamização da comunidade.
(Lusa)

Sem comentários: