O Prémio Nobel foi instituído por Alfred Nobel, químico e industrial sueco, inventor da dinamite, em seu testamento em 1901.
Os prémios são entregues anualmente, no dia 10 de Dezembro, aniversário da morte do seu criador, a pessoas que fizeram pesquisas importantes, criaram técnicas pioneiras ou deram contribuições destacadas à sociedade na área da Física, da Química, da Medicina, da Literatura, da Paz e da Economia.
Até hoje, Portugal obteve duas atribuições: Egas Moniz (Medicina em 1949) e José Saramago (Literatura em 1998).
Na área da Arquitectura, não há a atribuição de um Prémio Nobel oficial. No entanto em 1979, foi criado o Prémio Pritzker pela Fundação Hyatt, gerida pela família Pritzker, chamado muitas vezes de "o Nobel da Arquitectura". Este prémio anual tem como objectivo agraciar um arquitecto vivo por um grande trabalho.
O matosinhense Álvaro Siza Vieira (1933-) recebeu este galardão em 1992 pelo projeto de renovação na zona do Chiado, em Lisboa. O Prémio Pritkzer 2011 foi atribuído esta segunda-feira (dia 28 de Março de 2011) ao portuense Eduardo Souto de Moura (1952-). Ele trabalhou durante 5 anos com Álvaro Siza Vieira e é um dos expoentes máximos da chamada Escola do Porto. Uma das suas grandes obras é o Estádio Municipal de Braga ou Estádio AXA, conhecido por "A Pedreira".
Queria dar todos os meus parabéns ao Eduardo Souto de Moura por este feito.
É um grande orgulho para Portugal ter dois Nobel da Arquitectura.
Sem comentários:
Enviar um comentário