terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

"A Madeira devia ajudar as regiões portuguesas mais pobres".


Hoje, o economista e membro do Conselho de Estado, Vítor Bento, considerou que “a polémica sobre as transferências financeiras para a Madeira é desnecessária, sugerindo que a Madeira devia ajudar as regiões portuguesas mais pobres”.

O argumento para esta afirmação vêm de que "a Madeira tem um rendimento 'per capita' superior a muitas regiões de Portugal, por isso, não consigo perceber o porquê das transferências para a Região”.

Outra das preocupações de Vítor Bento é que Portugal teve nos últimos dez anos a eficiência de capital mais baixa da Europa porque "os investimentos foram mal feitos e geraram endividamento".

Perante este cenário não se entende toda esta discussão à volta das transferências para a Madeira, num orçamento com um deficit superior a 8% e em que o desemprego continua acima dos 10%.

Todas as regiões, todos os serviços e todos os portugueses têm de ajustar os seus orçamentos à realidade do país, não podemos continuar a endividar-nos mais à espera de um milagre.

2 comentários:

Helder Reis disse...

Concordo inteiramente.

Manuel disse...

Mais valeria estar calado em vez de optar pelo "facilmente vendável" à opinião pública.
Se não entende o que é viver numa ilha, se não entende o porque as regiões mais distantes merecem outro tipo de apoios à população (e a "população real" não tem nada a ver com uma zona de grandes rendimentos "per capita" em que a maioria dos mesmos estão concentrados na hotelaria e seus empresários...), deveria poupar-nos à sua opinião. Entendo que queira "dar nas vistas", mas até pelo último final de semana já deve estar mais que arrependido de ter utilizado os madeirenses (parabéns a TODOS pelo seu sentido de solidariedade e entre-ajuda - não sei se veríamos o mesmo no Continente...) como "arma de notoriedade".
Obrigado pelo seu silêncio futuro!