sábado, 1 de agosto de 2009

O que dizem os outros

Entrevista
Anupam Prakash:"É preciso criar a imagem de Portugal como o centro mundial das energias verdes"
Portugal está em estado de hibernação, mas pode posicionar-se como o centro mundial das energias renováveis. Anupam Prakash, 48 anos, consultor da Hewitt Associates e especialista em globalização, defende em entrevista que a educação tem de ser encarada como um imperativo económico.


Que imagem tem de Portugal?

Conheço Portugal desde a minha infância, pela presença na Índia, e esta é a nona vez que venho aqui nos últimos três anos e meio. A impressão que tenho é que é um país que entrou no estado de hibernação. Como um computador que tem de ser reiniciado. Há muitas oportunidades para Portugal, só tem de começar a encontrar, de novo, o seu lugar na economia mundial. Já foi uma grande potência na altura dos Descobrimentos e tem um espírito de descoberta, de empreendedorismo, de criação de empresas. Mesmo que as pessoas pensem que este espírito não exista, está no ADN. Por algum motivo, não é visível.

Talvez por razões históricas, tivemos uma ditadura durante 35 anos.

Sim, também pode ser devido às políticas governamentais, falta de
branding, ou uma atitude de "deixa andar", mas tudo pode ser gerido com as medidas certas e as melhores práticas nas empresas.

Que tipo de medidas governamentais podem, então, "acordar" o país?

É preciso tornar Portugal um bom sítio para investir. A economia portuguesa é o que é, tem dez milhões de habitantes, mas hoje o tamanho da economia não deve, nem tem de depender do tamanho dos consumidores. Vivemos numa aldeia global e a desculpa da dimensão já não é válida. É óbvio que são precisos incentivos, boas infra-estruturas, bom ambiente para fazer negócios e tudo isso existe. (continua)
Ana Rute Silva in Público, 01 de Agosto de 2009

Sem comentários: