quarta-feira, 31 de março de 2010

Suspensão do Cônsul Honorário de Portugal em Munique (Alemanha)

O Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades (SEC) emitiu hoje um comunicado informando a decisão do Governo de suspender de todas as funções relacionadas com o exercício do cargo, o Cônsul Honorário de Portugal em Munique, Alemanha, o Sr. Jürgen Adolff, a partir de hoje e até cabal esclarecimento das investigações que o envolvem pessoalmente.

E a primeira consequência da investigação instaurada na Alemanha de suspeitas de corrupção na venda de submarinos ao Estado Português.

Este caso vem dar razão aos emigrantes portugueses a residir na Baviera que se tinham queixado do Sr. Jürgen Adolff, de aproveitamento pessoal nas actividades comerciais que exerce, nomeadamente no sector imobiliário e de nunca ter promovida acções no sentido de apoiar interesses, actividades ou acontecimentos relacionados com Portugal ou com Portugueses.

Por essas razões, eles publicaram um abaixo-assinado em Julho de 2009 a exigir a substituição do Cônsul Honorário em Munique e entregaram as assinaturas recolhidas ao Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas em Lisboa no dia 2 de Fevreiro de 2010.

Devo confessar que esse abaixo-assinado me tinha tocado porque eu tinha feito um semestre Erasmus na cidade de Hof na Baviera onde reside uma pequena comunidade portuguesa fantástica que me tinha acolhida muitíssima bem.

Penso que o Sr. António Braga, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas deveria averiguar essas queixas e emitir publicamente muito rapidamente uma decisão sobre o destino do Sr. Jürgen Adolff, como Cônsul Honorário de Portugal em Munique.

Eu tenho muito pena que os medias nacionais não tenham falado das queixas dos emigrantes hoje quando comunicaram a suspensão do Sr. Jürgen Adolff e eu tenho ainda mais pena que as autoridades portuguesas tenham agido só depois da investigação instaurada na Alemanha e não depois das queixas da comunidade portuguesa local.

Isto reforça a minha ideia que as autoridades portuguesas não se importam com o que se passa nas comunidades portuguesas e que os emigrantes são cidadãos de 2ª categoria. Eu digo isso porque eu nasci em França e vivi sempre no estrangeiro.

Jorge Lourenço
Membro do MEP Comunidades, Europa
Membro do Conselho Nacional 2010-2012

2 comentários:

Graça disse...

Concordo Plenamente com as queixas dos cidadãos portugueses residentes na Baviera- Munique, porque residi en Munique durante 8 anos e o atendimento do Consulado em Geral é muito deficiente. Por varias vezes, tentei ser recebida pelo responsavel daquele consulado afim de espôr "queixas" sobre a fraca qualidade do atendimento e nunca estava e tb nunca respondeu as missivas escritas que pontualmente remeti ao referido Consuladao

Dom Manuel III de Portugal disse...

Bom Dia a todos e a ti também

Peço a ajuda de todos


Duque / Duc / Herzog / Duca
Dom Manuel III de Portugal Borboni Hohenzollern Bourbon Bragança

Bom Dia a todos e a ti também

Eu envio umas cartas. Mas não fala comigo porquê?

Eu tenho Barba grande, ando de Muletas, e uso um Chapéu

Organizar algo e escreve: Dom Manuel III, um refugiado político

O Duque de Portugal é também da França, Prússia e Duas Sicílias, o herdeiro das Monarquias.

Refugiado Político há mais de 32 anos por causa das Monarquias.

Atenciosamente, Sua Majestade
Duque / Duc / Herzog / Duca
Dom Manuel III de Portugal Borboni Hohenzollern Bourbon Bragança


O Nome e Endereço
Godinho - Dornacherstrasse 245, CH 4053 Basel / Suisse
Desculpe-me mas Eu sou analfabeto é difícil de escrever.
Eu Falo e Escrevo Português e Eu Falo Francês.
Telefone: 0041 765 450 994
dommanuel111@gmail.com, godinho111@gmail.com

Navegar na Internet há alguns blogs
http://casarealportuguesa.blogs.sapo.pt/
http://dommanueliii.blogs.sapo.pt/
http://dommanuel3.blogs.sapo.pt/