Uma excelente passagem do Manifesto Razões de Esperança:
Este olhar optimista é também realista. Soma razão à esperança e pragmatismo ao sonho. Não se situa exclusivamente no ideal, embora lhe reconheça um lugar neste processo. Sabe que para problemas complexos, não há soluções simplistas, nem perfeitas. Que o caminho se faz de pequenos passos. Que a ciência e a técnica acrescentam sempre valor à imaginação e ao voluntarismo. Que a inteligência colectiva é sempre mais eficaz que um brilho solitário.
5 comentários:
E, contudo, as pessoas brilhantes são quase sempre solitárias... porque têm razão antes do tempo. Como ser eficaz antes que a maioria entenda? Não será essa uma tarefa dos políticos?
Lendo o vosso manifesto fico dividido entre a Utopia galvanizadora do mesmo e o pragmatismo necessário para enfrentar o actual estado do país..
Confesso que me é muito mais fácil, deixar-me adormecer por palavras bonitas do que me sentir motivado por elas, obviamente o defeito é meu. Não quero deixar de reconhecer alguns conceitos interessantes, escolho definitivamente o da, CULTURA DE PONTES.
"Como ser eficaz antes que a maioria entenda? Não será essa uma tarefa dos políticos?"
Caro Jorge
Um político não é eficaz antes que a maioria entenda. Uma tarefa dos políticos deveria ser, em minha opinião, explicar a todos pela palavra e pelo exemplo, qual o caminho a seguir.
Caros amigos.
Fico por vezes abismado com alguns comentários e textos que aqui leio. Dou mesmo graças à minha falta de tempo.
Sr. Carlos Albuquerque; permita-me que lhe pergunte em que país ou realidadde vive. É que está nos livros que um político não explica nada a ninguém e muito menos dá exemplos. Exceptuando as épocas eleitorais. Estou a falar de políticos, não de aprendizes de...
ACORDEM! Sei que não liogam nada ao que vou dizendo ( escrevendo ). Também não faz mal. comparado com algumas coisas que por aqui se escrevem...
Caro João Ricardo
"É que está nos livros que um político não explica nada a ninguém e muito menos dá exemplos."
Quais livros?
Enviar um comentário