quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Orçamento para 2010


Veja aqui a proposta de Orçamento para 2010, apresentada ontem pelo Governo.

Apesar do Ministro apresentar este como um orçamento para a confiança, a realidade é que “O défice de 2009 derrapou para 9,3%, mas o Governo promete reduzi-lo em um ponto percentual já este ano. Para isso, penaliza reformas antecipadas na função pública e congela salários”.

Esperava-se mais deste orçamento, porque iniciar o ano já com a perspectiva de um défice de 8,3% deixa as contas públicas muito frágeis.

“O primeiro ponto que nos surpreendeu foi a revisão em alta do défice de 2009, o que foi desapontante. Um défice de 9,3% é significativo”, sublinhou Renwick, responsável da Fitch Ratings. O que leva a que os analistas desta empresa de rating afirmem que “será muito difícil” baixar o défice até aos 3%.

2 comentários:

Anónimo disse...

Realmente muito pouco ambicioso este orçamento....me parece que demos um passo prara nos aproximar cada vez mais da grécia.

mary* disse...

O que me surpreende (ou não) é a total falta de objectividade e pragmatismo para a resolução dos problemas internos. Todos os problemas têm uma solução, que não é de certeza ter uma fasquia baixíssima qto a perspectivas futuras. A partir de um realismo prático, que se torna um alibi comunitário, incorremos no grave e persistente erro da não mudança e do não desenvolvimento.